quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ervanária vs Vegetariana

Ora bem....alimentação vegetariana.... é com muito prazer k falo sobre isso, pk só de falar vai-me nascendo água na boca!!

O fundamental é perceber logo de início que ser vegetariano não é ser ervanário nem muito menos ruminar!!

O importante na alimentação é saber equilibrar o k metemos cá para dentro, tendo bem a noção que o nosso corpo não é nenhum caixote do lixo!
Nada de comer só pk "senão vai para o lixo e é pecado". Pecado sim (embora eu não entenda muito bem o conceito de pecado) pecado sim é maltratarmos o nosso corpo e o considerarmos um caixote do lixo!!

Nem de propósito hoje recebi um mail da Joana com receitas de cenas bem apetitosas! Digo isto porque até já provei uma. Foi o Levi que levou outro dia para a loja.

Ora aqui vai (Levi espero que não te importes de publicar a receita da tua mãe)

PASTÉIS DE FLOCOS DE AVEIA

Ingredientes:

Massa
. Batata- 300gr
. Farinha s/ fermento- 300gr
. Manteiga- 125gr

Recheio
. Flocos de aveia- 1 chav
. Cebolas- 2
. Alho- 4 dentes
. Tomates- 2 grandes
. Ovos- 3
. Leite
. Azeite
. Louro
. Sal

Preparação

Enche-se uma chávena de flocos de aveia e junta-se leite até cobrir.
Num tacho coloca-se um pouco de azeite, as cebolas e os alhos picados e vai ao lume até a cebola ficar cozida. Juntam-se os tomates cortados aos bocados e deixa-se cozer. De seguida adicionam-se os flocos, já amolecidos no leite, tempera-se com sal e uma folha de louro e mexe-se muito bem. Juntam-se depois 2 claras e 1 ovo inteiro.

Cozem-se as batatas. Coloca-se a manteiga num recipiente e passa-se a batata pelo passador, em cima da manteiga a derreter, mexendo-se. Junta-se a farinha e amassa-se muito bem. Estende-se a massa com o roloe fazem-se os pastéis, colocando-se o recheio no meio.
Colocam-se num tabuleiro untado com manteiga.
Batem-se as gemas com umas gotas de água e pinta-se a parte superior dos pastéis com um pincel.
Vão ao forno cerca de 20 minutos (quando estiverem lourinhos, estão prontos).


Bom apetite!

7 comentários:

Angel disse...

Vou experimentar:)

Unknown disse...

Ó Angel,

Já agora era de bom tom, e educação, quando experimentar, trazer cá à malta para provarmos a sua capacidade culinária! (Que eu duvido que ela existe, lá isso duvido!)

Patrícia disse...

Angel,

Se viesses a um treininho dos nossos ias ter o prazer de experimentar alguns desses cozinhados, porque há quem troque comidinha no meio do monte.

;P
Bolachas de manteiga, bolos, cascas de bananas..... e vinho do porto!

Patrícia disse...

Joel!
De novo a insinuar que eu engano alguem?!?! Tás mesmo a pedi-las!

Angel,

Eu tenho alguma dificuldade em seguir as receitas à risca....gosto de inovar e experimentar coisas diferentes, dependendo do que tenho em casa para cozinhar.

As receitas são apenas um ponto de partida para a nossa imaginação....!
É só perceber a "lógica da coisa" e deixar fluir....

;PPP

Patrícia disse...

Não nos devemos deixar limitar pelo que vem no livro de receitas, nem no que respeita aos ingredientes, nem aos passos a seguir...

As regras do livro são apenas uma perspectiva "da coisa"....que podemos ajustar ao nosso gosto!!

Até porque se comprarmos um livro com receitas de outros países outras culturas....as regras são diferentes e ser diferente não significa estar errado!

Mas a ideia principal é que as regras são apenas um ponto de partida para a nossa imaginação....!!

Já deve dar para reparar que isto das receitas aplica-se a outros assuntos da vida!

Anónimo disse...

Voador:
Quando experimentar a receita, como sou muito solidária, tenho todo o prazer em partilhar.
Quanto aos dotes culinários inexistentes, só lhe tenho a dizer que não nasci para pilotar fogão e é mesmo algo que de que me orgulho:PPP

Patrícia:
Tenho mesmo de ir ao treino, estou a ver.
Quando tiver mais experiência já posso alterar as regras das receitas:PPPPPPP

ANGEL

Unknown disse...

Angel,

Tem que arrajar um homem, se ainda não o tem, que goste de pilotar o fogão (gostei bastante da analogia :-pp) e, acima de tudo, que adore cozinhar para a menina! Eu conheço alguns que lhe poderei recomendar...

Não será uma contradição?!? Não gostar de pilotar o fogão e querer aventurar-se na exploração do mesmo, ainda por cima, alterando as receitas?!?

Cá para mim, sairá qualquer coisa entre broa de avintes e pastilha elástica! :-PPPPPPPPPP