quarta-feira, 31 de março de 2010

Feliz Páscoa

Quero desejar uma Santa e Feliz Páscoa a todos, e, claro, às respectivas famílias e ente queridos. Que se aproveite esta ocasião de reunião e harmonia familiar para estar junto de quem mais se gosta.

Já agora, em jeito de curiosidade, deixo uma breve explicação sobre a origem desta celebração.

A palavra Páscoa advém, do nome em hebraico "Pessach", que é a festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egipto para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário. Enquanto para o Judaísmo, Pessach representa a libertação do povo de Israel no Egipto, no Cristianismo a Páscoa representa a morte e ressurreição de Cristo, assimilando também diversos elementos como alegóricos de morte e renascimento representados pela transição do inverno-primavera que ocorre neste período.

Como o calendário judeu é baseado na Lua, a Páscoa cristã passa a ser móvel no calendário cristão, assim como as demais datas referentes à Páscoa, tanto na Igreja Católica como nas Igrejas Protestante e Igrejas Ortodoxas e serve de referência para outros feriados, como o Carnaval ou o Corpo de Deus. É calculado como sendo o primeiro domingo após a lua cheia seguinte à entrada do equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.


Feliz Páscoa

Sem comentários: