segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Passeio de Natal - 19-12-2009

Saudações a todos!

Cumprindo a tradição, desta vez sem chuva mas com muito frio, fizemos o nosso passeio de Natal por terras de Gondomar, Penafiel e Recarei. A hora de saída era às 09:00 e logo naquele dia, que eu cheguei a horas, acabámos por sair por volta das 09:30... Isto porque, parece que o Pai Natal (aí se não trazes nada para mim!) chegou mais cedo para alguns meninos, dois meninos para ser exacto, como podem ver no albúm, e tiveram que estar a colocar os pedais, a afinar e a meter ar nas suspensões... e enquanto isso nós esperávamos!


Mas lá acabámos por sair e a primeira paragem foi no café, tasco chique, dos nossos famosos jantares de ovos de galo, algures em Aguiar de Sousa. Porque já merecíamos um cafézinho... Pronto, lá vem o Levi de roda no ar. Será que não consegue ter as duas rodas no solo?!?
Após o café, e a marcação do próximo jantar, arrancámos, agora já mais compostos. Aqui está o 1º vídeo. Quero chamar a atenção para uma coisa: a música é diferente da que normalmente coloco. Como a época é festiva e apela ao sentimento, nada melhor que a música de Bach a acompanhar. Phillipe Herreweghe, grande maestro, dirige magnificamente esta obra "A Paixão segundo S. Mateus". Não gostam? Paciência, não vejam, diminuam o volume ou façam mute.
O almoço foi em Recarei... ou perto, pois havia uma pequena discussão com o Ferreira a dizer que não era Recarei e alguém a teimar que era. A única coisa que importa aqui reter é se o Ferreira disse-o antes ou depois de comer (ou melhor, beber) pois a probabilidade de estar errado é grande. Mas vamos ao que comemos. E, sobretudo o que bebemos. O Levi, porque não come carne, comeu esta sande de queijo com pão. Bolas... Para os restantes foram sandes de presunto com pão, que mais pareciam bifes em camadas, e, também, bifanas. Com excepção do Rui, que só as via passar pois estava mais entretido com o telemóvel. Quanto ao que bebemos vejamos, dez??? sim, dez garrafas de "Monte Velho" para quantas pessoas? Ora bem, éramos 15, 2 ou 3 beberam "Coca-Cola", o que dá quase 1 garrafa por pessoa... Bem! Estás a ver Angel, porque é que as barrigas, de alguns, mesmo com muito exercício, nunca desaparecem? É que nós somos todos, ou quase todos, além de bons garfos, descendentes de Baco. Mas, continuando, aqui está mais um vídeo. Desta vez as músicas são o "Air, Orchestral Suite" uma leveza de música e "Jesu Meine Freude, from Cantata No.147" um coro maravilhoso.
Ainda no restaurante, a certa altura a menina já não sabia para onde se virar, só ouvia o Fernando: "ó meu amor traz-me isto", "ó meu amor traz-me aquilo", pois era tanta a confusão e o chinfrim que até eu já me sentia perdido. Hummm... seria do "Monte Velho"? E os outros clientes deviam estar algo confusas. Tantos homens de calça de lycra, a beber e a comer assim? Não combina... Mas, concluindo este capítulo, interessa referir que comemos e bebemos muito e divertimo-nos bastante, por 6€ por pessoa!? Este 3º vídeo tem o "CONCERTO for 2 violins & orchestra in D minor" e interpretado por Anne-Sophie Mutter - uma excelsa violinista - o "Concerto for Violin, Strings and Continuo in E major, BWV 1042 Allegro Assai".
Depois de almoço, avançamos, todos satisfeitos, novamente pelos trilhos. Escusava era ter de subir tanto porque o presunto já andava aos saltos na barriga. E após umas descidas chegámos à maldita ponte onde eu fiz o meu baptismo de voo. Mas estas fotos e comentários irão estar numa mensagem, assim que possível. Antes de terminarmos ainda fizemos uns desvios para ir a Covelo, beber um príncipe ao café da Sra. das mamas grandes... é que não sei mesmo o nome do café, só sei é que toda a gente lhe chama assim... porque será?! Por fim o último vídeo, desta vez com o violino de John Williams, que toca o "Violin Concert Nº 2 em E maior".
E finalmente chegámos. Cansados e com frio mas muito satisfeitos! Era ver-nos, esfomeados, sujos e enlameados a entrar pela confeitaria e a pedir tostas-mistas e croissants quentes com manteiga. Ena pá, e que bem que me soube! Uma delícia!!!
Antes de irmos embora houve ainda tempo para um brinde, para celebrar a amizade e camaradagem, a diversão e o Natal.

Entretanto, aqui fica o slide-show com as fotos toda.

4 comentários:

Angel disse...

O passeio foi giro sim senhor...e agora percebo o motivo de alguns terem a barriguita. E acrescento mais, temo seriamente o dia em que deixem de fazer exercício com tanta frequência. Nunca vi ninguém comer tanto e beber então...

Agora já percebi o motivo dos teus voos e da tua propensão para as quedas.

Unknown disse...

Ah... é verdade. Esqueci-me de dizer que o Ferreira levava o bidão cheio de vinho do Porto. E ficou vazio!!!
Há um dos vídeos em que se vê o Levi a beber, a pensar que era água, e até revirou os olhos... eheheh

As bicicletas são apenas "o" motivo para estes momentos de convivência entre todos e diversão ou descontração!

Quanto ao dia em que teremos de abandonar o selim, a olhar para o Ferreira, com cinquenta e tal anos, será daqui por muito tempo. E, até há algum tempo atrás, tinhamos uma pessoa com sessenta e muitos anos, alguém me corrija se eu estiver errado, por favor, a andar connosco que infelizmente teve de nos "abandonar". Mas nem por isso deixou de dar a sua voltinha...

Quanto ao comer e beber... ainda não viste nada. Quando vamos a Montalegre, à D. Jaquina, aí é que dá para ver o que isso é! Alguns, só arrastados de lá para fora... Ou como no passeio ao Carregal, postado há poucos dias. Porque é que achas que fomos de autocarro?!? Aqui os meninos tratam-se bem, que julgas?!

É curioso, porque, no dia em que cai da ponte foi o único em que não toquei no vinho do Porto do Ferreira. Portanto, em mim, parece ter o efeito contrário..

Angel disse...

Pensei que só comiam saladinhas, uma percentagem programada de proteínas, água, pão integral...mas não. Tratam-se mais ou menos...

Então sugiro que continues a beber pois isso é síndroma de abstinência:PPPP

Unknown disse...

Saladinhas?? Nós?? Quer dizer alguns são herbívoros mas esses que se revelem. Eu não vou aqui dizer quem são...

Nós gostamos, acima de tudo, de aproveitar as coisas boas da vida. Porque é que achas que o nome do blogue é "Pedaladas e Jantaradas"?

Aíííí... que estamos a ficar com a fama de borrachões! Não é nada disso! E logo eu... quem priva comigo sabe que eu até nem sou grande apreciador do néctar.